A Associação Brasileira das Clínicas de Diagnóstico por Imagem (ABCDI), departamento do CBR especialmente dedicado ao atendimento de clínicas e serviços de diagnóstico, apresenta a programação dos módulos do Curso de Gestão de Clínicas para este ano. O curso é realizado na modalidade presencial, no CBR, em São Paulo (SP).
O programa é composto por seis módulos, com 16 horas cada, destinados a desenvolver profissionais da área por meio de conhecimento prático e relato de experiência. Além disso, os módulos oferecem apresentações sobre cases de sucesso, finanças, riscos e gestão de negócios. Outros pontos importantes abordados durante o curso incluem o uso de ferramentas de tecnologia da informação para reduzir custos e aumentar a produtividade, implantação de ferramentas de gestão financeira e negociações com operadoras de saúde.
O curso de Gestão de Clínicas da ABCDI é ministrado por profissionais do mercado que fornecerão ferramentas e estratégias capazes de se adequar às mais recentes mudanças do mercado. Com base nas técnicas e no conhecimento adquiridos durante o curso, será possível aos participantes identificar o melhor caminho a seguir, desde a identificação dos principais players do mercado e as dinâmicas de atuação que realizam, assim como verificar oportunidades e riscos para a definição adequada de estratégias.
Primeiro módulo: em março
O primeiro módulo acontece nos dias 2 e 3 de março, e traz o tema Oportunidades e Tendências do Mercado da Saúde Suplementar. Os tópicos serão abordados por Carlos Moura – Assessor Econômico do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) e Rodolfo Siqueira Gerente de Assessoria de Gestão de Clínicas de Diagnósticos por Imagem. Entre os principais assuntos, serão abordados: Players e Números da Saúde Suplementar no Brasil, Regulações do Segmento, Ações da Defesa Profissional do CBR, Cenário Atual e Perspectivas Futuras e Denúncia aos Órgãos Fiscalizadores.
Para os próximos módulos do curso de Gestão de Clínicas 2023 estão previstos os seguintes temas:
– Modelo de Gestão Corporativo de Alto Desempenho para Clínicas – 04 e 05 de maio.
– Aprendendo a Negociar de Forma Efetiva com as Operadoras de Saúde – 01 e 02 de junho.
– Implementando Ferramentas de Gestão Financeira – 03 a 04 de agosto.
– Aprendendo a Analisar Investimentos para Diminuir Riscos e Garantir o Retorno – 28 a 29 de setembro.
Benchmark específico
“Nosso segmento é muito específico. Ao mesmo tempo em que [a clínica] é uma empresa, com determinado nível de faturamento, que produz e recebe dinheiro, como qualquer outra, ela presta atendimento médico. Ou seja, existe um trabalho ‘artesanal’, de acolhimento de pacientes, de conciliar o funcionamento empresarial com a lógica do funcionamento médico. É muito complicado, uma área muito específica. Então, se não nos fornecerem o conhecimento, os dados, exemplos, o benchmark específico, ficaríamos perdidos”, analisou Leonardo Lobo Poncineli, médico radiologista sócio de uma clínica em Juiz de Fora (MG), participante do módulo 2 do curso, em junho de 2022.
Cristiane Lasmar, administradora de um grupo de clínicas, também veio de Minas Gerais para fazer o curso no ano passado. “Já faço os módulos do curso da ABCDI há muitos anos. São excelentes! São cursos em que a gente percebe que consegue levar muitas ferramentas novas para as empresas, para o nosso dia a dia de trabalho”, avaliou. “Para a mudança de cultura também, que é uma coisa muito interessante, já que a gente muitas vezes tem enraizado uma cultura antiga de administração”, completou ela, que atua em estabelecimentos na cidade de Lavras (MG).
As vagas são limitadas. Podem se inscrever 30 participantes para cada módulo. O curso é voltado para líderes que atuam em clínicas no segmento de saúde suplementar, sendo médicos, administradores, sócios ou colaboradores. Os organizadores também sugerem a participação de vários profissionais da mesma clínica, por conta da extensão dos temas, de forma a garantir a implantação de todo o conteúdo apresentado.
Para mais informações, entre em contato com o e-mail abcdi@cbr.org.br .