Inscrições abertas para o curso de Gestão de Clínicas 2023

A Associação Brasileira das Clínicas de Diagnóstico por Imagem (ABCDI), departamento do CBR especialmente dedicado ao atendimento de clínicas e serviços de diagnóstico, apresenta a programação dos módulos do Curso de Gestão de Clínicas para este ano. O curso é realizado na modalidade presencial, no CBR, em São Paulo (SP).

O programa é composto por seis módulos, com 16 horas cada, destinados a desenvolver profissionais da área por meio de conhecimento prático e relato de experiência. Além disso, os módulos oferecem apresentações sobre cases de sucesso, finanças, riscos e gestão de negócios. Outros pontos importantes abordados durante o curso incluem o uso de ferramentas de tecnologia da informação para reduzir custos e aumentar a produtividade, implantação de ferramentas de gestão financeira e negociações com operadoras de saúde.

O curso de Gestão de Clínicas da ABCDI é ministrado por profissionais do mercado que fornecerão ferramentas e estratégias capazes de se adequar às mais recentes mudanças do mercado. Com base nas técnicas e no conhecimento adquiridos durante o curso, será possível aos participantes identificar o melhor caminho a seguir, desde a identificação dos principais players do mercado e as dinâmicas de atuação que realizam, assim como verificar oportunidades e riscos para a definição adequada de estratégias.

Primeiro módulo: em março

O primeiro módulo acontece nos dias 2 e 3 de março, e traz o tema Oportunidades e Tendências do Mercado da Saúde Suplementar. Os tópicos serão abordados por Carlos Moura – Assessor Econômico do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) e Rodolfo Siqueira Gerente de Assessoria de Gestão de Clínicas de Diagnósticos por Imagem. Entre os principais assuntos, serão abordados: Players e Números da Saúde Suplementar no Brasil, Regulações do Segmento, Ações da Defesa Profissional do CBR, Cenário Atual e Perspectivas Futuras e Denúncia aos Órgãos Fiscalizadores.

Para os próximos módulos do curso de Gestão de Clínicas 2023 estão previstos os seguintes temas:

Modelo de Gestão Corporativo de Alto Desempenho para Clínicas 04 e 05 de maio.

Aprendendo a Negociar de Forma Efetiva com as Operadoras de Saúde – 01 e 02 de junho.

Implementando Ferramentas de Gestão Financeira – 03 a 04 de agosto.

Aprendendo a Analisar Investimentos para Diminuir Riscos e Garantir o Retorno – 28 a 29 de setembro.

Reduzindo Custos e Aumentando a Produtividade Utilizando a Tecnologia da Informação – 30 de novembro e 01 de dezembro.

Benchmark específico

“Nosso segmento é muito específico. Ao mesmo tempo em que [a clínica] é uma empresa, com determinado nível de faturamento, que produz e recebe dinheiro, como qualquer outra, ela presta atendimento médico. Ou seja, existe um trabalho ‘artesanal’, de acolhimento de pacientes, de conciliar o funcionamento empresarial com a lógica do funcionamento médico. É muito complicado, uma área muito específica. Então, se não nos fornecerem o conhecimento, os dados, exemplos, o benchmark específico, ficaríamos perdidos”, analisou Leonardo Lobo Poncineli, médico radiologista sócio de uma clínica em Juiz de Fora (MG), participante do módulo 2 do curso, em junho de 2022.

Cristiane Lasmar, administradora de um grupo de clínicas, também veio de Minas Gerais para fazer o curso no ano passado. “Já faço os módulos do curso da ABCDI há muitos anos. São excelentes! São cursos em que a gente percebe que consegue levar muitas ferramentas novas para as empresas, para o nosso dia a dia de trabalho”, avaliou. “Para a mudança de cultura também, que é uma coisa muito interessante, já que a gente muitas vezes tem enraizado uma cultura antiga de administração”, completou ela, que atua em estabelecimentos na cidade de Lavras (MG).

As vagas são limitadas. Podem se inscrever 30 participantes para cada módulo. O curso é voltado para líderes que atuam em clínicas no segmento de saúde suplementar, sendo médicos, administradores, sócios ou colaboradores. Os organizadores também sugerem a participação de vários profissionais da mesma clínica, por conta da extensão dos temas, de forma a garantir a implantação de todo o conteúdo apresentado.

Para mais informações, entre em contato com o e-mail abcdi@cbr.org.br .

Inscreva-se já!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 D’IMAGEM CENTRO DE DIAGNÓSTICOS POR IMAGEM
 (68) 3301-7929
 
AVENIDA RECANTO VERDE, 154
CONJUNTO MARIANA – RIO BRANCO – ACRE     CEP: 69919-182

Módulo 01 - Oportunidades e Tendências do Mercado da Saúde Suplementar

Vital para o bom desempenho de qualquer empresa, que seus gestores conheçam com profundidade o mercado em que atuam para desenvolverem um planejamento estratégico adequado e realista, que possua um tempo de resposta adequado a velocidade das mudanças.

O mercado da Saúde Suplementar ter sofrido fortes mudanças devido ao risco da sustentabilidade financeira, temos tido muitas mudanças nas regulações, verticalização das operadoras de saúde, aumento da coparticipação dos beneficiários, novos modelos de remuneração estão surgindo, indústria que são os grandes consumidores dos planos de saúde estão buscando formas de reduzir o custo através da Atenção Primária a Saúde entre outros acontecimentos.

Precisamos conhecer quem são os principais “players” do mercado e como funciona a dinâmica entre eles. Quanto mais entendermos e estivemos atualizados com os acontecimentos, melhor podemos traçar ações e planejamentos que reduzam os riscos e absorvam as oportunidades criadas com estas mudanças.

Conteúdo programático

Horário1ª aulaProfessor
14h00 – 17h00

Players da Saúde Suplementar no Brasil

  • Principais Entidades Públicas e Privadas
  • Tabelas de Procedimentos Médicos na Saúde Suplementar
  • Histórico e Dinâmica das Tabelas de Procedimentos Médicos
  • Histórico e Dinâmica das Tabelas de Materiais e Medicamentos
  • Impacto do COPISS na Saúde Suplementar
  • Importância do COTAQ nos Programas de Qualidade
  • Gestão da COSAUDE na Cobertura Assistencial Obrigatória (Rol ANS)
  • Como Funcionam as Diretrizes de Utilização Para Cobertura de Procedimentos (DUTs)
  • Importância do CONITEC na Inclusão de Novas Tecnologias em Saúde
Carlos Moura
17h00 – 17h40Intervalo – Coffee break
Horário2ª aulaProfessor
17h40 – 20h00

Principais Regulações do Seguimento

  • As Constantes Metamorfoses da Saúde Suplementar
  • Principais Legislações do Segmento
  • O Histórico do Desconto Escalonado da CBHPM
  • Tratamento de Denúncias Anônimas no CADE
  • PIS e COFINS para Clínicas no Lucro Real
  • Enquadramento de Clínicas no Imposto de Renda de Pessoa Jurídica
  • O Conceito e a Aplicabilidade da Telerradiologia
  • Os Benefícios da Terceirização da Área Fim
Rodolfo Siqueira
Carlos-Moura

Carlos Moura

Administrador de Empresas com MBA em TI pela USP e Curso Internacional de Desenvolvimento de Talentos Humanos pela Universidade Central da Flórida. Amplo conhecimento do mercado brasileiro de medicina diagnóstica, Assessor Econômico do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, participante do Comitê de Padronização das Informações em Saúde Suplementar (COPISS), e membro da Comissão de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (CADI) do Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (Padi). Sócio da Moura Assessoria, empresa de Assessoria de Gestão na área de Medicina Diagnóstica.

Rodolfo-Siqueira-Foto

Rodolfo Siqueira

Graduação em Administração de Empresas com ênfase em Tecnologia da Informação, profissional com mais de 12 (doze) anos de experiência no mercado brasileiro de saúde suplementar. Ocupou cargos de lideranças nas áreas de Controladoria e Comercial na quarta maior empresa de Medicina Diagnóstica do mundo (DASA). Atua como Gerente de Assessoria de Gestão na Moura Assessoria de Gestão em Saúde.