Confira nossa história e histórico de diretores pela linha do tempo

Nos últimos anos, a ABCDI concentrou seus esforços para criar e levar conteúdo, insumos técnicos, estratégicos e materiais até seus associados e demais participantes do mercado de gestão clínica. Hoje a ABCDI dispõe de uma rede de 225 clínicas associadas, segmentadas por seu porte. A ABCDI e o CBR acreditam que a confluência de interesses das clínicas de pequeno, médio e grande porte podem ser fundamentais para o crescimento do campo radiológico como um todo, sobretudo nesse tempo de concentração de grandes grupos na área de Diagnóstico por Imagem.

Marcelo Lauar (GO)
Diretor da ABCDI | 2023-2024

  • Formado em Medicina na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ);
  • Residência Médica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP);
  • Estágio no Hospital Infantil de Liverpool, Inglaterra;
  • Estágio no Centro de Ressonância Magnética Trondheim – Noruega;
  • Estágio no serviço de Radiologia Pediátrica do Hospital Infantil Joana de Gusmão – Florianópolis (SC);
  • Curso de Ressonância Magnética no Instituto de Diagnóstico por Imagem da Santa Casa de Ribeirão Preto;
  • Estágio em Radiologia Pediátrica, no Sick Children´s de Toronto – Canadá;
  • Título de Especialista em Radiodiagnóstico conferido pela Associação Médica Brasileira;
  • Título de Especialista em ultrassonografia conferido pela Associação Médica Brasileira;
  • Certificado de atuação na área de densitometria óssea, conferido pela Associação Médica Brasileira e Colégio Brasileiro de Radiologia;
  • Membro do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem;
  • Diretor do SINDIMAGEM (Sindicato das clínicas radiológicas do estado de Goiás);
Luís Ronan Souza

Luís Ronan Souza (MG)
Diretor da ABCDI | 2021-2022

Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 2000 e doutorado em Ciências Médicas (Radiologia Clínica) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM) em 2005. Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Tem maior experiência na área de Diagnóstico por Imagem, com ênfase em Imagem do Abdome e da Mulher, atuando principalmente nos seguintes temas: Ultrassonografia, Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada. Em 2006 foi selecionado pela Sociedade Americana de Radiologia (RSNA), juntamente com outros quinze radiologistas do mundo, para participar do seu congresso e realizar um curso preparatório para formação de pesquisadores acadêmicos. Há 11 anos é médico radiologista da Clínica Radiológica Uberaba, sendo escolhido como gestor médico desde junho de 2016 após fusão com o grupo Sabin. Foi condecorado como nível II/II de eficiência pela Sociedade Europeia de Radiologia Gastrointestinal (ESGAR) em 2018, no evento anual realizado em Dublin (Irlanda). Em janeiro de 2019 assumiu a vice-presidência sudeste do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem.

Adelson André Martins

Adelson André Martins (SP)
Diretor da ABCDI | 2019-2020

Graduado pela Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA) em 1976. Residência Médica no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo. Fellow in the Department of Radiology, Massachusetts General Hospital, Harvard Medical School, Boston. Título de Especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem conferido pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR e Associação Médica Brasileira (AMB).

Ademar José de Oliveira Paes Junior (SC)

Ademar José de Oliveira Paes Junior (SC)
Diretor da ABCDI | 2017-2018

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), mestrado em Medicina (Ciências da Saúde) pelo Hospital Heliópolis – Unidade de Gestão Assistencial 1 (2003) e doutorado em Radiologia pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é médico radiologista – Imagem Centro Médico Diagnóstico Por Imagem, professor voluntário da Universidade Federal de Santa Catarina, diretor de publicações científicas da Associação Catarinense de Medicina, professor convidado do Hospital Heliópolis – Unidade de Gestão Assistencial 1 e professor efetivo da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina, atuando principalmente nos seguintes temas: Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada e Ultrassom.

Arnaldo Lobo Neto (PA)

Arnaldo Lobo Neto (PA)
Diretor da ABCDI | 2015-2016

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Pará (1974) e conclusão do curso de Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975). Diploma de Medicina pela Universidade Federal do Pará (dez. 1975). Residência Médica no Instituto Estadual de Radiologia e Medicina Nuclear Manoel de Abreu (IERMN) RJ, Membro Titular do Colégio Brasileiro de Radiologia. Fellowship em Tomografia Computadorizada no Hospital Civil de Charleroi Bélgica 1980; Fellowship em Ressonância Magnética pelo M.G.H./ Harvard Medical School Boston-MA, USA 1995. Atualmente é Médico Radiologista – Clínica Radiológica Dr. Octávio Lobo, Médico do Hospital Metropolitano e Médico Radiologista do Hospital Ofir Loiola em Belém (PA) – Brasil. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Radiologia Médica.

Túlio Augusto Macedo (MG)

Túlio Augusto Macedo (MG)
Diretor da ABCDI | 2013-2014

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia (1999) e doutorado em Radiologia pela Universidade de São Paulo (2006). É professor adjunto em Radiologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Membro Titular do Colégio Brasileiro de Radiologia.

Cícero Aurélio Sinisgalli Júnior (SP)

Cícero Aurélio Sinisgalli Júnior (SP)
Diretor da ABCDI | 2011-2012

André Luiz Passos (SE)

André Luiz Passos (SE)
Diretor da ABCDI | 2010-2011

Coordenador Médico da empresa Telelaudo Sócio Proprietário de Empresa de Diagnóstico por Imagem Atuação em Diagnóstico por Imagem.

Assessoria em aquisição de equipamentos de Diagnóstico por Imagem Assessoria em gestão de serviços de Diagnóstico por Imagem Laudos médicos em RM, TC, RX, DO.

Carlos Alberto Ximenes (GO)

Carlos Alberto Ximenes (GO)
Diretor da ABCDI | 2009-2010

Possui graduação em Medicina pela Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro(1972). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Radiologia Médica.

Giuseppe D’Ippolito (SP)

Giuseppe D’Ippolito (SP)
Diretor da ABCDI | 2005-2008

Possui graduação em Medicina pela Universidade de Santo Amaro (1984), residência medica em diagnostico por imagem pela Escola Paulista de Medicina ( 1987), título de specialista pelo CBR (1987), especialização em RM pelo Instituto Nazionale di Tumori do Milão (1989), mestrado em Medicina (Radiologia Clinica) pela Universidade Federal de São Paulo (1992) e doutorado em Medicina (Radiologia Clinica) pela Universidade Federal de São Paulo (1996) e pós-doutorado pela Harvard Medical School (2002). Foi coordenador do programa de pos-graduação em Radiologia Clínica da EPM-UNIFESP durante os anos de2007 a 2012 e inaugurou o Programa de Mestrado Profissional Ligado à Residência Médica (MEPAREM) da EPM-UNIFESP, sendo o seu coordenador entre 2011 e 2013. Em 2013 participou de programa de pós-doutorado na Universidade de Pisa (Itália) e foi recebido como Professor visitante. Atualmente é professor adjunto Livre Docente da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Radiologia Clínica, com ênfase em Diagnóstico por Imagem do Sistema Digestório, atuando principalmente nos seguintes temas: tomografia computadorizada, ressonância magnética, fígado, vias biliares, pâncreas, tubo digestório e abdome agudo.

Paulo Cesar Sanvitto (RS)

Paulo Cesar Sanvitto (RS)
Diretor da ABCDI | 2002-2004

Graduado em Medicina pela Fundação Faculdade de Ciências Médicas de Porto Alegre (1980). Médico Radiologista do Hospital Moinhos de Vento (1988-2018). Membro da Direção da Sociedade Gaúcha de Radiologia (1996-2002) e membro da direção do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (2001-2005). Tem experiência Medicina com ênfase em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, atuando principalmente nos seguintes sub-especialidades: Radiologia Geral, Diagnostico por Imagem do Abdome e Radiologia Geral e Intervencionista (1983-2009). Chefe da Unidade de Diagnóstico por imagem do Hospital Moinhos de Vento (2004-2014). Gerente de Negócios Médicos do Hospital Moinhos de Vento (2014-2018). Atualmente presidente do Conselho de Administração da Finansinos Crédito Financiamento e Investimentos S.A. e aluno especial do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Escola de Humanidades da PUCRS.

Romeu Cortês Domingues (RJ)

Romeu Cortês Domingues (RJ)
Diretor da ABCDI | 2002-2004

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Atualmente é médico radiologista – Clínica de Diagnóstico Por Imagem, diretor médico – Clínica de Ressonância Magnética Multi-Imagem e médico radiologista – Clínica de Ressonância Magnética Multi-Imagem. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Radiologia Médica.

 D’IMAGEM CENTRO DE DIAGNÓSTICOS POR IMAGEM
 (68) 3301-7929
 
AVENIDA RECANTO VERDE, 154
CONJUNTO MARIANA – RIO BRANCO – ACRE     CEP: 69919-182

Módulo 01 - Oportunidades e Tendências do Mercado da Saúde Suplementar

Vital para o bom desempenho de qualquer empresa, que seus gestores conheçam com profundidade o mercado em que atuam para desenvolverem um planejamento estratégico adequado e realista, que possua um tempo de resposta adequado a velocidade das mudanças.

O mercado da Saúde Suplementar ter sofrido fortes mudanças devido ao risco da sustentabilidade financeira, temos tido muitas mudanças nas regulações, verticalização das operadoras de saúde, aumento da coparticipação dos beneficiários, novos modelos de remuneração estão surgindo, indústria que são os grandes consumidores dos planos de saúde estão buscando formas de reduzir o custo através da Atenção Primária a Saúde entre outros acontecimentos.

Precisamos conhecer quem são os principais “players” do mercado e como funciona a dinâmica entre eles. Quanto mais entendermos e estivemos atualizados com os acontecimentos, melhor podemos traçar ações e planejamentos que reduzam os riscos e absorvam as oportunidades criadas com estas mudanças.

Conteúdo programático

Horário1ª aulaProfessor
14h00 – 17h00

Players da Saúde Suplementar no Brasil

  • Principais Entidades Públicas e Privadas
  • Tabelas de Procedimentos Médicos na Saúde Suplementar
  • Histórico e Dinâmica das Tabelas de Procedimentos Médicos
  • Histórico e Dinâmica das Tabelas de Materiais e Medicamentos
  • Impacto do COPISS na Saúde Suplementar
  • Importância do COTAQ nos Programas de Qualidade
  • Gestão da COSAUDE na Cobertura Assistencial Obrigatória (Rol ANS)
  • Como Funcionam as Diretrizes de Utilização Para Cobertura de Procedimentos (DUTs)
  • Importância do CONITEC na Inclusão de Novas Tecnologias em Saúde
Carlos Moura
17h00 – 17h40Intervalo – Coffee break
Horário2ª aulaProfessor
17h40 – 20h00

Principais Regulações do Seguimento

  • As Constantes Metamorfoses da Saúde Suplementar
  • Principais Legislações do Segmento
  • O Histórico do Desconto Escalonado da CBHPM
  • Tratamento de Denúncias Anônimas no CADE
  • PIS e COFINS para Clínicas no Lucro Real
  • Enquadramento de Clínicas no Imposto de Renda de Pessoa Jurídica
  • O Conceito e a Aplicabilidade da Telerradiologia
  • Os Benefícios da Terceirização da Área Fim
Rodolfo Siqueira
Carlos-Moura

Carlos Moura

Administrador de Empresas com MBA em TI pela USP e Curso Internacional de Desenvolvimento de Talentos Humanos pela Universidade Central da Flórida. Amplo conhecimento do mercado brasileiro de medicina diagnóstica, Assessor Econômico do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, participante do Comitê de Padronização das Informações em Saúde Suplementar (COPISS), e membro da Comissão de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (CADI) do Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (Padi). Sócio da Moura Assessoria, empresa de Assessoria de Gestão na área de Medicina Diagnóstica.

Rodolfo-Siqueira-Foto

Rodolfo Siqueira

Graduação em Administração de Empresas com ênfase em Tecnologia da Informação, profissional com mais de 12 (doze) anos de experiência no mercado brasileiro de saúde suplementar. Ocupou cargos de lideranças nas áreas de Controladoria e Comercial na quarta maior empresa de Medicina Diagnóstica do mundo (DASA). Atua como Gerente de Assessoria de Gestão na Moura Assessoria de Gestão em Saúde.