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Módulo 5: Governança, Acordo de Sócios e M&A em Sociedades Médicas

Híbrido – 30 vagas por turma – Carga Horária: 12 horas
Datas: 2 e 5 de setembro – Terça-feira das 19h30 às 22h30 (online) – Sexta-feira das 8h30 às 18h (presencial)

A maioria das clínicas de Radiologia e Diagnóstico por Imagem no Brasil é composta por um conjunto de sócios médicos. Nesses cenários, de modo a mitigar riscos societários que podem prejudicar tanto a atuação da clínica, quanto a atuação e o relacionamento entre os médicos, é comum regular a governança da sociedade em instrumentos societários próprios. Em razão disso, no primeiro módulo – Governança e Acordo de Sócios em Sociedades Médicas – vamos tratar, dentre outros assuntos, das principais estruturas de governança em sociedades médicas, das regras aplicáveis em caso de vendas das participações societárias pelos médicos (entre si ou para terceiros) e do regramento em eventos de falecimento e sucessão de médicos que são sócios da clínica.

Em M&A e Investimento em Sociedades Médicas – abordaremos os principais aspectos jurídicos decorrentes das transações em que investidores ou players do setor de saúde adquirem clínicas médicas. Serão expostas as estruturas dessas transações e os documentos que costumam ser assinados para viabilizar as transações, delimitando as principais cláusulas que constam desses contratos: definição de preço e ajuste de preço, obrigação de indenizar, não concorrência e não aliciamento, dentre outras. Será adotada uma abordagem de modo a permitir que os médicos tenham uma visão clara dos cenários envolvendo transações de M&A e investimento em suas clínicas médicas.

conteúdo programático

  • Governança e Acordo de Sócios em Sociedades Médicas;
  • Considerações iniciais sobre tipos societários: sociedade limitada e sociedade anônima;
  • Estruturas de governança;
  • Órgãos da administração: conselho de administração diretoria e demais comitês;
  • Regras de transferência de participação societária;
  • Direito de preferência e direito de primeira oferta;
  • Tag Along e Drag Along;
  • Cláusulas de Buy or Sell;
  • Direito de Retirada;
  • Exclusão de sócios;
  • Falecimento e sucessão;
  • Regras de apuração de haveres;
  • Cláusulas de não concorrência;
  • Estruturas de partnership;
  • Cláusulas de vesting;
  • Ferramenta para auxiliar nos rateios parciais;
  • Contas com necessidade específicas de Rateio;
  • Aplicando os valores de custos e despesas apurados por modalidade e fonte pagadora;
  • M&A e Investimento em Sociedades Médicas;
  • Estrutura de uma Operação de M&A;
  • Contrato de Confidencialidade – NDA;
  • Carta de Intenções (LOI), Memorando de Entendimentos e Term Sheet
  • Due Diligence;
  • Contrato de Compra e Venda de Participações Societárias;
  • Definição de Preço e Ajuste de Preço;
  • Cláusula de Earn-Out;
  • Declarações e Garantias;
  • Obrigações de Indenizar;
  • Período Intermediário;
  • Aprovações Regulatórias e Anuências de Terceiros;
  • Obrigações adicionais: não concorrência, não aliciamento e confidencialidade;
  • Resolução de Disputas;
  • Estruturas de Operações de Investimento: particularidades;
  • Private Equity & Venture Capital;
  • Acordo de Investimento: particularidades;
  • Acordo de Acionistas no contexto de Sociedades investidas;
  • Governança do Investidor Liquidez do Investido.

Professor

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Pedro Ricco Deos

Sócio do MBZ Advogados. Graduado em Direito com láurea acadêmica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Alumni da University of Texas at Austin - School of Law. Mestre em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo (USP). Ranqueado pela Chambers & Partners na categoria Corporate/Commercial: Rio Grande do Sul - Brazil. Advogado especialista e atuante nas áreas de Direito Societário, M&A, Private Equity e Venture Capital.

Patrocínio:

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Módulo 01 - Oportunidades e Tendências do Mercado da Saúde Suplementar

Vital para o bom desempenho de qualquer empresa, que seus gestores conheçam com profundidade o mercado em que atuam para desenvolverem um planejamento estratégico adequado e realista, que possua um tempo de resposta adequado a velocidade das mudanças.

O mercado da Saúde Suplementar ter sofrido fortes mudanças devido ao risco da sustentabilidade financeira, temos tido muitas mudanças nas regulações, verticalização das operadoras de saúde, aumento da coparticipação dos beneficiários, novos modelos de remuneração estão surgindo, indústria que são os grandes consumidores dos planos de saúde estão buscando formas de reduzir o custo através da Atenção Primária a Saúde entre outros acontecimentos.

Precisamos conhecer quem são os principais “players” do mercado e como funciona a dinâmica entre eles. Quanto mais entendermos e estivemos atualizados com os acontecimentos, melhor podemos traçar ações e planejamentos que reduzam os riscos e absorvam as oportunidades criadas com estas mudanças.

Conteúdo programático

Horário1ª aulaProfessor
14h00 – 17h00

Players da Saúde Suplementar no Brasil

  • Principais Entidades Públicas e Privadas
  • Tabelas de Procedimentos Médicos na Saúde Suplementar
  • Histórico e Dinâmica das Tabelas de Procedimentos Médicos
  • Histórico e Dinâmica das Tabelas de Materiais e Medicamentos
  • Impacto do COPISS na Saúde Suplementar
  • Importância do COTAQ nos Programas de Qualidade
  • Gestão da COSAUDE na Cobertura Assistencial Obrigatória (Rol ANS)
  • Como Funcionam as Diretrizes de Utilização Para Cobertura de Procedimentos (DUTs)
  • Importância do CONITEC na Inclusão de Novas Tecnologias em Saúde
Carlos Moura
17h00 – 17h40Intervalo – Coffee break
Horário2ª aulaProfessor
17h40 – 20h00

Principais Regulações do Seguimento

  • As Constantes Metamorfoses da Saúde Suplementar
  • Principais Legislações do Segmento
  • O Histórico do Desconto Escalonado da CBHPM
  • Tratamento de Denúncias Anônimas no CADE
  • PIS e COFINS para Clínicas no Lucro Real
  • Enquadramento de Clínicas no Imposto de Renda de Pessoa Jurídica
  • O Conceito e a Aplicabilidade da Telerradiologia
  • Os Benefícios da Terceirização da Área Fim
Rodolfo Siqueira
Carlos-Moura

Carlos Moura

Administrador de Empresas com MBA em TI pela USP e Curso Internacional de Desenvolvimento de Talentos Humanos pela Universidade Central da Flórida. Amplo conhecimento do mercado brasileiro de medicina diagnóstica, Assessor Econômico do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, participante do Comitê de Padronização das Informações em Saúde Suplementar (COPISS), e membro da Comissão de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (CADI) do Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (Padi). Sócio da Moura Assessoria, empresa de Assessoria de Gestão na área de Medicina Diagnóstica.

Rodolfo-Siqueira-Foto

Rodolfo Siqueira

Graduação em Administração de Empresas com ênfase em Tecnologia da Informação, profissional com mais de 12 (doze) anos de experiência no mercado brasileiro de saúde suplementar. Ocupou cargos de lideranças nas áreas de Controladoria e Comercial na quarta maior empresa de Medicina Diagnóstica do mundo (DASA). Atua como Gerente de Assessoria de Gestão na Moura Assessoria de Gestão em Saúde.