
Módulo 2: Planejamento Estratégico E Modelo De Gestão Corporativo
Híbrido – 30 vagas por turma – Carga Horária: 12 horas
Datas: 6 e 9 de maio – Terça-feira das 19h30 às 22h30 (online) – Sexta-feira das 8h30 às 18h (presencial)
O mercado da Saúde Suplementar possui características únicas. Adotar sistemas ou modelos de gestão de outras indústrias tem se mostrado um caminho pouco frutífero. Nosso segmento possui muitas peculiaridades que impactam fortemente na operação e nos resultados.
As regulações são específicas e mudam constantemente. As operadoras de saúde impõem formas de trabalho que impactam diretamente nossa produtividade e nossos controles e exigem que as mudanças sejam implementadas de forma imediata.
Neste módulo, mostraremos um Modelo de Gestão Corporativa que atende às necessidades do nosso setor e propõe soluções práticas e eficazes de implementação em clínicas de qualquer porte.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICo
- Desenvolvendo Modelo de Gestão Estratégica;
- Diferenças de Planejamento e Gestão;
- Formas de Gestão;
- Desafio na Execução do Planejamento;
- Alguns Principais Objetivos de Planejamento Estratégico;
- Como Elaborar Um Planejamento Estratégico?;
- Algumas Ferramentas de Planejamento Estratégico;
- Canvas Modelo de Negócio;
- Mapa de Empatia;
- Matriz SWOT;
- Análise Pestal;
- Matriz BCG;
- As 5 Forças de Porter;
- Matriz Ansoff;
- Matriz de Eisenhower;
- Balanced Scorecard;
- SMART;
- 5W+2H;
- OKR;
- Sugestão das Ferramentas de Planejamento Estratégico;
- Introdução do Planejamento Estratégico (2022 a 2026);
- Ferramenta de Planejamento Estratégico – Missão, Visão e Valores;
- Cenário Atual Mercado Brasileiro de Saúde;
- Análise SWOT;
- Matriz Rentabilidade;
- As Cinco Forças de Porter;
- Quais Nossos Objetivos Estratégicos – OKR (Objective and Key-Results);
- Aumento de Receita das Linhas de Serviços com Maior Margem;
- Aumento de Rentabilidade da Clínica;
- Inovar Processos e Tecnologias para Aumentar Produtividade;
- Gestão Comercial Efetiva com os Clientes;
- Modelo de Gestão Corporativo Efetivo
- Reuniões de Resultados, Táticas e Projetos;
- Indicadores Chaves de Sucesso (KPI);
- Principais Processos de Clínicas de Radiologia e Diagnóstico por Imagem;
- Estruturando Novo Modelo de Gestão Corporativa;
- Reunião Resultado – Decisões Estratégicas – Indicadores Estratégicos;
- Reuniões De Desempenho – Análise De Performance – Indicadores Táticos;
- Projetos de Aumento de Receita, Automação e ou Redução de Custos;
- 1ª Etapa – Definição dos Macroprocessos e Processos;
- 2ª Etapa – Definição dos Líderes de Áreas e Líderes de Processos;
- 3ª Etapa – Definição das Visões que Precisamos para Gerenciar;
- 3ª Etapa – ProJet Business Intelligence;
- 4ª Etapa – Definição dos Indicadores Estratégicos, Táticos e Operacionais;
- 5ª Etapa – Definir Metas, Forma de Cálculo e Método de Apuração;
- 6ª Etapa – Definição da Agenda das Reuniões Estratégicas e Táticas;
- 7ª Etapa – Criar Estrutura de Pastas Para Pautas, Atas e Planos de Ação;
- 8ª Etapa – Iniciar Ciclo das Reuniões Estratégicas e Táticas;
- 9ª Etapa – Follow Up dos Itens das Reuniões.
- Implantação em Ondas do Novo Modelo de Gestão Corporativa;
- 1ª Onda – Reunião de Desempenho do Processo de Agendamento e Seus Indicadores
- % dos Exames Cancelados pelo Paciente e pela Clínica Não Reagendados (Semanal – Tático – Não Padi);
- % dos Exames Perdidos (Semanal – Estratégico – Não Padi);
- % dos Exames Recuperados (Semanal – Estratégico – Não Padi);
- TME (Tempo Médio de Espera) do Agendamento (Mensal – Estratégico – Não Padi);
- TMA (Tempo Médio de Atendimento) do Agendamento (Mensal – Estratégico – Não Padi);
- % das Ligações Entrantes e Abandonadas (Mensal – Estratégico – Não Padi);
- % Nível de Serviço – SLA (Service Level Agreement) (Mensal – Estratégico – Não Padi);
- Produtividade de Ligações Entrantes por Atendente por Hora (Mensal – Estratégico – Não Padi);
- TMA (Tempo Médio de Atendimento) das Mídias Sociais (Mensal – Estratégico – Não Padi);
- % dos Exames Agendados pelas Mídias Sociais (Mensal – Estratégico – Não Padi);
- 2ª Onda – Reunião de Desempenho do Processo de Atendimento e Seus Indicadores;
- 3ª Onda – Reunião de Desempenho do Processo de Recebíveis e Seus Indicadores;
- 4ª Onda – Reunião de Desempenho do Processo Financeiro e Seus Indicadores”;
- Aplicação e Abrangência da LGPD;
- Definições Estabelecidas Pela LGPD em Relação Aos Dados;
- Tipos de Dados Pessoais Sensíveis Previstos na LGPD;
- Consentimento Sem Necessidade de Autorização Conforme LGPD (Art. 7º);
- Definições Estabelecidas Pela LGPD em Relação aos Agentes;
- Definições Estabelecidas Pela LGPD em Relação ao Tratamento;
- Princípios de Processamento de Dados na LGPD (Art. 6º);
- Direitos dos Titulares de Dados Pessoais (Art. 18º);
- Definições Estabelecidas Pela LGPD em Relação ao Local do Dado;
- Autoridade Nacional de Proteção De Dados – ANPD;
- Data Protection Officer – DPO;
- Penalidades Previstas na LGPD Conforme Considerações;
- Plano de Ação Para Adequação da Clínica a LGPD.
- O Que É NPS (Net Promoter Score);
- Classificação das Notas;
- Diferenciais da Pesquisa;
- Análises Cruzadas;
- Ciclo de Melhoria Contínua;
- Resultado de Pesquisa;
- Interpretação do Resultado;
- Zona Crítica;
- Zona de Aperfeiçoamento;
- Zona de Qualidade;
- Zona de Excelência;
- Oportunidade de Identificar os Detratores e Transformá-Los Em Promotores;
- Grandes Empresas no Mundo Que Utilizam NPS;
- Possíveis Canais Para Coleta.
- Oportunidade de Reduzir Custos e Aumentar Produtividade;
- Potenciais Ganhos de Centro Compartilhado de Serviços;
- Essencial Contrato Entre as Partes com Regras Claras de Rateio;
- Consolidação do Entendimento da Receita Federal;
- Grupo Econômico – Conceitos e Caracterização;
- Grupo Econômico – Aspecto Contábil;
- Grupo Econômico – Aspecto Societário;
- Grupo Econômico – Aspecto Trabalhista;
- Grupo Econômico – Aspecto Composição Societária;
- Grupo Econômico – Tipos de Estruturas;
- Grupo Econômico – CLT Trabalhando para Empresas do Grupo.
- Origem e Significado de “Compliance”;
- Significado de Ética;
- Como Avaliar Ética na Prática! ;
- Triângulo de Fraude (Donald Cressey);
- Normas de Responsabilização Brasileira;
- Sanções Administrativas Previstas;
- Sanções Judiciais Previstas;
- Atenuantes e Agravantes Previstos;
- Avaliação dos Programas de Integridade;
- Acordos de Leniência;
- Características do Programa de Compliance;
- Responsável Pelo Programa de Compliance;
- Mapeamento de Riscos (Risk Assessment);
- Código de Ética e Conduta;
- Algumas Questões Que Devem Possuir Código de Conduta;
- Políticas e Procedimentos;
- Canal de Denúncia;
- Comunicação e Treinamento;
- Monitoramento da Conformidade.
Professores

Carlos Moura - Coordenador
Administrador de Empresas com MBA em TI pela USP e Curso Internacional de Desenvolvimento de Talentos Humanos pela Universidade Central da Flórida. Amplo conhecimento do mercado brasileiro de medicina diagnóstica, Assessor Econômico do CBR, participante do Comitê de Padronização das Informações em Saúde Suplementar (COPISS). Sócio da Moura Assessoria, empresa de Assessoria de Gestão na área de Medicina Diagnóstica.

Rodolfo Siqueira
Graduação em Administração de Empresas com ênfase em Tecnologia da Informação, profissional com mais de 12 (doze) anos de experiência no mercado brasileiro de saúde suplementar. Ocupou cargos de lideranças nas áreas de Controladoria e Comercial na quarta maior empresa de Medicina Diagnóstica do mundo (DASA). Sócio na Moura Assessoria de Gestão em Saúde responsável pela área de Assessoria de Gestão.
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