Dr. Marcelo Lauar, diretor da ABCDI, e Carlos Moura, assessor do CBR, participam de reunião com a ANS

O Dr. Marcelo Lauar e Sr. Carlos Moura, assessor do CBR, participaram de uma reunião exclusiva com a Diretoria de Desenvolvimento Setorial (DIDES) da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O encontro aconteceu no dia 26 de abril, de forma presencial. Durante a conversa, foram debatidos diversos temas de interesse das clínicas e dos associados médicos.

Foram debatidos seis itens ao longo do encontro, Carlos Moura afirma: “Nós precisamos sempre estar próximos da ANS, para sensibilizar, levando as nossas necessidades e a demanda dos nossos associados, tanto os médicos quanto as nossas clínicas”. Ele ainda completou: “Nos últimos anos, estamos mais próximos da ANS encurtando o tempo entre as reuniões”.

O primeiro tópico foi sobre o descredenciamento de serviços em diagnóstico por imagem, devido à resolução que trata a substituição de prestador. Segundo Moura: “A ANS tem feito uma interpretação de que o prestador pode ser substituído por questões comerciais das operadoras sem ver o impacto imediato que isso gera para os beneficiários. Quando o beneficiário compra um plano o valor é baseado na rede de prestadores, mudar esta rede somente por interesses comerciais da operadora de saúde fere o direito dos beneficiários”.

Na sequência, as partes discutiram sobre a padronização de Troca de Informação de Saúde Suplementar (TISS), pois, as maiores operadoras não têm seguido totalmente o padrão e isso dificulta bastante o trabalho das clínicas de diagnóstico por imagem gerando aumento de custos e falta de controle. Para o assessor do CBR, conforme definido no padrão TISS, os sistemas das clínicas e das operadoras deveriam “conversar” de forma automatizada sem interação humana, trazendo mais assertividade e automação aos processos. Os representantes do colégio ainda levaram uma proposta de como melhorar a adoção do padrão junto às operadoras de saúde.

Eles também abordaram sobre a entrada de novos procedimentos na Terminologia Unificada da Saúde Suplementar (TUSS). Atualmente há uma lentidão grande na entrada de novos procedimentos, então foi solicitado que haja mais celeridade neste processo. Carlos Moura contou que tem exames de Ultrassom de Pesquisa de Endometriose com mais de dois anos e meio na fila de espera para entrar na TUSS.

Foi tratado também a respeito da falta de reajuste da (tabela intercâmbio – Unimed). Essa tabela é imposta de forma indireta para clínicas e serviços, porém, não consta no contrato, segundo o representante do CBR. Ele ainda alertou que tem procedimentos que estão sem reajuste há 10 anos, entretanto, neste mesmo período a inflação chegou a quase 80% no Brasil.

Para finalizar, foi conversado também, a relação do Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (Padi) como acreditação e a importância das operadoras reconhecerem e adotarem esse programa uma vez que é reconhecido pela ANS.

Para mais informações e conteúdo como este, acesse: https://cbr.org.br/noticias/

 D’IMAGEM CENTRO DE DIAGNÓSTICOS POR IMAGEM
 (68) 3301-7929
 
AVENIDA RECANTO VERDE, 154
CONJUNTO MARIANA – RIO BRANCO – ACRE     CEP: 69919-182

Módulo 01 - Oportunidades e Tendências do Mercado da Saúde Suplementar

Vital para o bom desempenho de qualquer empresa, que seus gestores conheçam com profundidade o mercado em que atuam para desenvolverem um planejamento estratégico adequado e realista, que possua um tempo de resposta adequado a velocidade das mudanças.

O mercado da Saúde Suplementar ter sofrido fortes mudanças devido ao risco da sustentabilidade financeira, temos tido muitas mudanças nas regulações, verticalização das operadoras de saúde, aumento da coparticipação dos beneficiários, novos modelos de remuneração estão surgindo, indústria que são os grandes consumidores dos planos de saúde estão buscando formas de reduzir o custo através da Atenção Primária a Saúde entre outros acontecimentos.

Precisamos conhecer quem são os principais “players” do mercado e como funciona a dinâmica entre eles. Quanto mais entendermos e estivemos atualizados com os acontecimentos, melhor podemos traçar ações e planejamentos que reduzam os riscos e absorvam as oportunidades criadas com estas mudanças.

Conteúdo programático

Horário1ª aulaProfessor
14h00 – 17h00

Players da Saúde Suplementar no Brasil

  • Principais Entidades Públicas e Privadas
  • Tabelas de Procedimentos Médicos na Saúde Suplementar
  • Histórico e Dinâmica das Tabelas de Procedimentos Médicos
  • Histórico e Dinâmica das Tabelas de Materiais e Medicamentos
  • Impacto do COPISS na Saúde Suplementar
  • Importância do COTAQ nos Programas de Qualidade
  • Gestão da COSAUDE na Cobertura Assistencial Obrigatória (Rol ANS)
  • Como Funcionam as Diretrizes de Utilização Para Cobertura de Procedimentos (DUTs)
  • Importância do CONITEC na Inclusão de Novas Tecnologias em Saúde
Carlos Moura
17h00 – 17h40Intervalo – Coffee break
Horário2ª aulaProfessor
17h40 – 20h00

Principais Regulações do Seguimento

  • As Constantes Metamorfoses da Saúde Suplementar
  • Principais Legislações do Segmento
  • O Histórico do Desconto Escalonado da CBHPM
  • Tratamento de Denúncias Anônimas no CADE
  • PIS e COFINS para Clínicas no Lucro Real
  • Enquadramento de Clínicas no Imposto de Renda de Pessoa Jurídica
  • O Conceito e a Aplicabilidade da Telerradiologia
  • Os Benefícios da Terceirização da Área Fim
Rodolfo Siqueira
Carlos-Moura

Carlos Moura

Administrador de Empresas com MBA em TI pela USP e Curso Internacional de Desenvolvimento de Talentos Humanos pela Universidade Central da Flórida. Amplo conhecimento do mercado brasileiro de medicina diagnóstica, Assessor Econômico do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, participante do Comitê de Padronização das Informações em Saúde Suplementar (COPISS), e membro da Comissão de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (CADI) do Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (Padi). Sócio da Moura Assessoria, empresa de Assessoria de Gestão na área de Medicina Diagnóstica.

Rodolfo-Siqueira-Foto

Rodolfo Siqueira

Graduação em Administração de Empresas com ênfase em Tecnologia da Informação, profissional com mais de 12 (doze) anos de experiência no mercado brasileiro de saúde suplementar. Ocupou cargos de lideranças nas áreas de Controladoria e Comercial na quarta maior empresa de Medicina Diagnóstica do mundo (DASA). Atua como Gerente de Assessoria de Gestão na Moura Assessoria de Gestão em Saúde.