Inscrições abertas para a 2ª turma do MBA Gestão em Medicina Diagnóstica CBR/FIA

O MBA CBR/FIA se apresenta como resposta à demanda crescente por profissionais capacitados a compreender os desafios do mundo contemporâneo e a propor e executar soluções inovadoras e de valor na área da saúde, particularmente em serviços de saúde.

Na primeira turma, o curso começou 100% presencial, com aulas na sede do CBR, em São Paulo (SP), e passou a ter atividades online em decorrência da pandemia de covid-19. O resultado positivo das aulas pela internet e o interesse de alunos de outros estados levaram a coordenação a adotar de vez a modalidade EAD na segunda turma do MBA CBR/FIA.

O formato de ensino híbrido, com atividades síncronas (aulas ao vivo) e assíncronas (como vídeo aulas, materiais de estudo, podcasts, grupos de discussão) é pensado para oferecer praticidade ao aluno, e para transmitir a experiência da sala de aula no ambiente digital, com alta qualidade.

“Como é um curso pensado em EAD, com o Ambiente Virtual de Aprendizagem, haverá uma interação melhor com os alunos em termos de consulta de agendas, notas, horários, além de aulas gravadas no Zoom. Os professores fazem aulas mais dinâmicas com as novas ferramentas à disposição”, afirma o coordenador acadêmico do MBA CBR/FIA, Marcelo Tavares. Além disso, destaca, “a migração para o EAD permite que alunos de locais mais distantes de São Paulo possam participar”.

O curso utiliza diferentes métodos de ensino, como aulas expositivas, estudos de casos, resolução de exercícios, palestras e simulações empresariais, que se alternam para imprimir maior dinamismo ao desenvolvimento das atividades. Vários casos estruturados e vivenciados por professores, como também estudados em pesquisas de campo são empregados na ilustração dos conceitos abordados durante as sessões teóricas. Para motivar o debate e a troca de ideias, são empregados também vídeos com trechos de palestras e organizados grupos de discussão.

Diferenciais do MBA CBR/FIA

Nos workshops presenciais, a cada seis meses, aproximadamente, na sede do CBR, em São Paulo (SP), serão incentivados o networking entre colegas e soft skills, como liderança, resolução de problemas complexos e outras situações em que são mais ricas as aulas presenciais. O curso tem total de 500 horas, das quais cerca de 60 horas de atividades presenciais. “É um modelo muito utilizado no exterior”, afirma Tavares.

Sobre os diferenciais do MBA CBR/FIA, o coordenador acadêmico destaca: “O principal é de ser um curso de Gestão em Medicina Diagnóstica. 80% do curso é ambientado para Medicina Diagnóstica, que os outros cursos em geral não têm um foco tão grande. A gente tem um módulo elaborado, organizado, pelo próprio CBR. Toda a parte prática ou de cases é pensada ou em laboratório de análises clínicas ou clínicas de diagnóstica por imagem. E os professores têm uma experiência muito grande em gestão em saúde”.

Inscreva-se!

MATRIZ CURRICULAR

Disciplinas

– Visão Sistêmica do Setor de Saúde
– Gestão Estratégica
– Operações de Medicina Diagnóstica
– Qualidade em Serviços de Saúde
– Inovação e Empreendedorismo na Saúde
– Incorporação de Novas Tecnologias
– Finanças
– Marketing e Relacionamento com Clientes
– Gestão de Pessoas
– Analytics e Inteligência Artificial na Saúde
– Sistemas de Gestão & ESG
– Atividades Vivenciais
– Habilidades Interpessoais
– Seminário de Elaboração de Trabalhos Científicos
– Trabalho de Conclusão do Curso

– Visão Sistêmica do Setor de Saúde
– Gestão Estratégica
– Operações de Medicina Diagnóstica
– Qualidade em Serviços de Saúde
– Inovação e Empreendedorismo na Saúde
– Incorporação de Novas Tecnologias
– Finanças
– Marketing e Relacionamento com Clientes
– Gestão de Pessoas
– Analytics e Inteligência Artificial na Saúde
– Sistemas de Gestão & ESG
– Atividades Vivenciais
– Habilidades Interpessoais
– Seminário de Elaboração de Trabalhos Científicos
– Trabalho de Conclusão do Curso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 D’IMAGEM CENTRO DE DIAGNÓSTICOS POR IMAGEM
 (68) 3301-7929
 
AVENIDA RECANTO VERDE, 154
CONJUNTO MARIANA – RIO BRANCO – ACRE     CEP: 69919-182

Módulo 01 - Oportunidades e Tendências do Mercado da Saúde Suplementar

Vital para o bom desempenho de qualquer empresa, que seus gestores conheçam com profundidade o mercado em que atuam para desenvolverem um planejamento estratégico adequado e realista, que possua um tempo de resposta adequado a velocidade das mudanças.

O mercado da Saúde Suplementar ter sofrido fortes mudanças devido ao risco da sustentabilidade financeira, temos tido muitas mudanças nas regulações, verticalização das operadoras de saúde, aumento da coparticipação dos beneficiários, novos modelos de remuneração estão surgindo, indústria que são os grandes consumidores dos planos de saúde estão buscando formas de reduzir o custo através da Atenção Primária a Saúde entre outros acontecimentos.

Precisamos conhecer quem são os principais “players” do mercado e como funciona a dinâmica entre eles. Quanto mais entendermos e estivemos atualizados com os acontecimentos, melhor podemos traçar ações e planejamentos que reduzam os riscos e absorvam as oportunidades criadas com estas mudanças.

Conteúdo programático

Horário1ª aulaProfessor
14h00 – 17h00

Players da Saúde Suplementar no Brasil

  • Principais Entidades Públicas e Privadas
  • Tabelas de Procedimentos Médicos na Saúde Suplementar
  • Histórico e Dinâmica das Tabelas de Procedimentos Médicos
  • Histórico e Dinâmica das Tabelas de Materiais e Medicamentos
  • Impacto do COPISS na Saúde Suplementar
  • Importância do COTAQ nos Programas de Qualidade
  • Gestão da COSAUDE na Cobertura Assistencial Obrigatória (Rol ANS)
  • Como Funcionam as Diretrizes de Utilização Para Cobertura de Procedimentos (DUTs)
  • Importância do CONITEC na Inclusão de Novas Tecnologias em Saúde
Carlos Moura
17h00 – 17h40Intervalo – Coffee break
Horário2ª aulaProfessor
17h40 – 20h00

Principais Regulações do Seguimento

  • As Constantes Metamorfoses da Saúde Suplementar
  • Principais Legislações do Segmento
  • O Histórico do Desconto Escalonado da CBHPM
  • Tratamento de Denúncias Anônimas no CADE
  • PIS e COFINS para Clínicas no Lucro Real
  • Enquadramento de Clínicas no Imposto de Renda de Pessoa Jurídica
  • O Conceito e a Aplicabilidade da Telerradiologia
  • Os Benefícios da Terceirização da Área Fim
Rodolfo Siqueira
Carlos-Moura

Carlos Moura

Administrador de Empresas com MBA em TI pela USP e Curso Internacional de Desenvolvimento de Talentos Humanos pela Universidade Central da Flórida. Amplo conhecimento do mercado brasileiro de medicina diagnóstica, Assessor Econômico do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, participante do Comitê de Padronização das Informações em Saúde Suplementar (COPISS), e membro da Comissão de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (CADI) do Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (Padi). Sócio da Moura Assessoria, empresa de Assessoria de Gestão na área de Medicina Diagnóstica.

Rodolfo-Siqueira-Foto

Rodolfo Siqueira

Graduação em Administração de Empresas com ênfase em Tecnologia da Informação, profissional com mais de 12 (doze) anos de experiência no mercado brasileiro de saúde suplementar. Ocupou cargos de lideranças nas áreas de Controladoria e Comercial na quarta maior empresa de Medicina Diagnóstica do mundo (DASA). Atua como Gerente de Assessoria de Gestão na Moura Assessoria de Gestão em Saúde.