Módulo 5 do curso de Gestão de Clínicas 2023 acontece na sede do CBR

O Módulo 5: Aprendendo a Analisar Investimentos para Diminuir Riscos e Garantir o Retorno, da Associação Brasileira das Clínicas e Diagnóstico por Imagem (ABCDI) aconteceu nos dias 28 e 29 de setembro. Aproximadamente 30 alunos participaram das aulas que aconteceram na sede do CBR, na Avenida Paulista, em São Paulo (SP). 

Fique por dentro das redes sociais do CBR, nos siga no Instagram Facebook e LinkedIn  

O Módulo 5 teve carga horária de 16 horas e foi dividido em dois dias. As aulas foram ministradas por Rodolfo Siqueira, graduado em administração de empresas com ênfase em Tecnologia da Informação, com mais de 12 anos de experiência no mercado brasileiro de saúde suplementar, e Paulo Alexandrino – Contador, trabalhou durante quatro anos na área de controladoria e planejamento financeiro do quarto maior laboratório de Medicina Diagnóstica do mundo. Com experiência nas áreas de controladoria, planejamento estratégico/financeiro, implantação de processo orçamentário, análise de resultado e estudos de viabilidade.

Os alunos aprenderam neste módulo como planejar os investimentos para não ter surpresas, aquisição de cota em serviços de imagem hospitalar (CASE), comodato versus aquisição de bomba injetora (CASE), implantando novo serviço de radiologia (Dinâmica) e avaliação de empresas para fusões e aquisições.

+Leia mais: Módulo 4 do curso de Gestão de Clínicas 2023 acontece na sede do CBR

Próximo módulo já está com inscrições abertas:

Módulo 6: Reduzindo Custos e Aumentando a Produtividade Utilizando Tecnologia da Informação

30 de novembro e 1º de dezembro

 D’IMAGEM CENTRO DE DIAGNÓSTICOS POR IMAGEM
 (68) 3301-7929
 
AVENIDA RECANTO VERDE, 154
CONJUNTO MARIANA – RIO BRANCO – ACRE     CEP: 69919-182

Módulo 01 - Oportunidades e Tendências do Mercado da Saúde Suplementar

Vital para o bom desempenho de qualquer empresa, que seus gestores conheçam com profundidade o mercado em que atuam para desenvolverem um planejamento estratégico adequado e realista, que possua um tempo de resposta adequado a velocidade das mudanças.

O mercado da Saúde Suplementar ter sofrido fortes mudanças devido ao risco da sustentabilidade financeira, temos tido muitas mudanças nas regulações, verticalização das operadoras de saúde, aumento da coparticipação dos beneficiários, novos modelos de remuneração estão surgindo, indústria que são os grandes consumidores dos planos de saúde estão buscando formas de reduzir o custo através da Atenção Primária a Saúde entre outros acontecimentos.

Precisamos conhecer quem são os principais “players” do mercado e como funciona a dinâmica entre eles. Quanto mais entendermos e estivemos atualizados com os acontecimentos, melhor podemos traçar ações e planejamentos que reduzam os riscos e absorvam as oportunidades criadas com estas mudanças.

Conteúdo programático

Horário1ª aulaProfessor
14h00 – 17h00

Players da Saúde Suplementar no Brasil

  • Principais Entidades Públicas e Privadas
  • Tabelas de Procedimentos Médicos na Saúde Suplementar
  • Histórico e Dinâmica das Tabelas de Procedimentos Médicos
  • Histórico e Dinâmica das Tabelas de Materiais e Medicamentos
  • Impacto do COPISS na Saúde Suplementar
  • Importância do COTAQ nos Programas de Qualidade
  • Gestão da COSAUDE na Cobertura Assistencial Obrigatória (Rol ANS)
  • Como Funcionam as Diretrizes de Utilização Para Cobertura de Procedimentos (DUTs)
  • Importância do CONITEC na Inclusão de Novas Tecnologias em Saúde
Carlos Moura
17h00 – 17h40Intervalo – Coffee break
Horário2ª aulaProfessor
17h40 – 20h00

Principais Regulações do Seguimento

  • As Constantes Metamorfoses da Saúde Suplementar
  • Principais Legislações do Segmento
  • O Histórico do Desconto Escalonado da CBHPM
  • Tratamento de Denúncias Anônimas no CADE
  • PIS e COFINS para Clínicas no Lucro Real
  • Enquadramento de Clínicas no Imposto de Renda de Pessoa Jurídica
  • O Conceito e a Aplicabilidade da Telerradiologia
  • Os Benefícios da Terceirização da Área Fim
Rodolfo Siqueira
Carlos-Moura

Carlos Moura

Administrador de Empresas com MBA em TI pela USP e Curso Internacional de Desenvolvimento de Talentos Humanos pela Universidade Central da Flórida. Amplo conhecimento do mercado brasileiro de medicina diagnóstica, Assessor Econômico do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, participante do Comitê de Padronização das Informações em Saúde Suplementar (COPISS), e membro da Comissão de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (CADI) do Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (Padi). Sócio da Moura Assessoria, empresa de Assessoria de Gestão na área de Medicina Diagnóstica.

Rodolfo-Siqueira-Foto

Rodolfo Siqueira

Graduação em Administração de Empresas com ênfase em Tecnologia da Informação, profissional com mais de 12 (doze) anos de experiência no mercado brasileiro de saúde suplementar. Ocupou cargos de lideranças nas áreas de Controladoria e Comercial na quarta maior empresa de Medicina Diagnóstica do mundo (DASA). Atua como Gerente de Assessoria de Gestão na Moura Assessoria de Gestão em Saúde.