Diminua riscos e garanta o retorno dos investimentos na sua clínica de diagnóstico por imagem

Já estão abertas as vagas para o Módulo 5 do curso de Gestão de Clínicas da ABCDI

Com foco exclusivo no segmento, o curso de Gestão de Clínicas oferecido pela Associação Brasileira das Clínicas de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (ABCDI) tem feito sucesso, com vagas esgotadas em todas as etapas. E já estão abertas as inscrições para o Módulo 5, com o tema “Aprendendo a Analisar Investimentos para Diminuir Riscos e Garantir o Retorno”. As aulas serão presenciais, em outubro, na sede da ABCDI, em São Paulo (SP).

“Devido à queda acentuada de rentabilidade no segmento de Saúde Suplementar, ficou essencial investirmos tempo para fazer um bom planejamento na hora de investir, seja na aquisição de um novo equipamento ou na abertura de uma nova unidade de atendimento”, afirma Carlos Moura, um dos professores do curso. Administrador de Empresas com MBA em TI pela USP e Curso Internacional de Desenvolvimento de Talentos Humanos pela Universidade Central da Flórida, ele é assessor econômico do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR).

Os participantes do Módulo 5 do curso de Gestão de Clínicas da ABCDI vão aprender a montar e apurar um plano de investimentos, entendendo conceitos importantes de viabilidade e retorno a partir de indicadores financeiros como: PaybackPayback Descontado, Taxa Interna de Retorno (TIR) e Valor Presente Líquido (VPL), diminuindo, assim, o risco de insucesso.

O conteúdo programático inclui:

  • Como Planejar os Investimentos para Não Ter Surpresas
  • Aquisição de Cota em Serviços de Imagem Hospitalar (CASE)
  • Comodato Versus Aquisição de Bomba Injetora (CASE)
  • Implantando Novo Serviço de Radiologia (DINÂMICA)
  • Avaliação de Empresas para Fusões e Aquisições

Além de Carlos Moura, o curso terá aulas do consultor em empresas da área de saúde e medicina diagnóstica Paulo Alexandrino, contador com experiência nas áreas de Controladoria, Planejamento Estratégico/Financeiro, Implantação de Processo Orçamentário, Análise de Resultado e Estudos de Viabilidade. 

As aulas serão presenciais, nos dias 27 e 28 de outubro, na sede da ABCDI, em São Paulo (SP).

Se interessou? Não perca tempo, corra para garantir sua vaga. As oportunidades são limitadas e costumam esgotar com grande antecedência.

Inscreva-se já!

A ABCDI

Com 20 anos de trajetória, a ABCDI é vinculada ao Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) e oferece representatividade, qualidade e valor às clínicas de radiologia e diagnóstico por imagem. “E como você pode fazer isso, trazer qualidade e valor? Através do empoderamento dos donos de clínicas e seus administradores. Seja por aproximação com o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), seja para as questões dos Selos de Qualidade ou do Padi, seja pelos cursos de gestão, para trazer luz aos donos de clínicas sobre o que está acontecendo no mercado de saúde, como se comporta o mercado de saúde atualmente e quais as ferramentas que eles têm para sobreviver a esta ‘selva’, às constantes mudanças”, explica Luís Ronan Souza, diretor da ABCDI.

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Módulo 01 - Oportunidades e Tendências do Mercado da Saúde Suplementar

Vital para o bom desempenho de qualquer empresa, que seus gestores conheçam com profundidade o mercado em que atuam para desenvolverem um planejamento estratégico adequado e realista, que possua um tempo de resposta adequado a velocidade das mudanças.

O mercado da Saúde Suplementar ter sofrido fortes mudanças devido ao risco da sustentabilidade financeira, temos tido muitas mudanças nas regulações, verticalização das operadoras de saúde, aumento da coparticipação dos beneficiários, novos modelos de remuneração estão surgindo, indústria que são os grandes consumidores dos planos de saúde estão buscando formas de reduzir o custo através da Atenção Primária a Saúde entre outros acontecimentos.

Precisamos conhecer quem são os principais “players” do mercado e como funciona a dinâmica entre eles. Quanto mais entendermos e estivemos atualizados com os acontecimentos, melhor podemos traçar ações e planejamentos que reduzam os riscos e absorvam as oportunidades criadas com estas mudanças.

Conteúdo programático

Horário1ª aulaProfessor
14h00 – 17h00

Players da Saúde Suplementar no Brasil

  • Principais Entidades Públicas e Privadas
  • Tabelas de Procedimentos Médicos na Saúde Suplementar
  • Histórico e Dinâmica das Tabelas de Procedimentos Médicos
  • Histórico e Dinâmica das Tabelas de Materiais e Medicamentos
  • Impacto do COPISS na Saúde Suplementar
  • Importância do COTAQ nos Programas de Qualidade
  • Gestão da COSAUDE na Cobertura Assistencial Obrigatória (Rol ANS)
  • Como Funcionam as Diretrizes de Utilização Para Cobertura de Procedimentos (DUTs)
  • Importância do CONITEC na Inclusão de Novas Tecnologias em Saúde
Carlos Moura
17h00 – 17h40Intervalo – Coffee break
Horário2ª aulaProfessor
17h40 – 20h00

Principais Regulações do Seguimento

  • As Constantes Metamorfoses da Saúde Suplementar
  • Principais Legislações do Segmento
  • O Histórico do Desconto Escalonado da CBHPM
  • Tratamento de Denúncias Anônimas no CADE
  • PIS e COFINS para Clínicas no Lucro Real
  • Enquadramento de Clínicas no Imposto de Renda de Pessoa Jurídica
  • O Conceito e a Aplicabilidade da Telerradiologia
  • Os Benefícios da Terceirização da Área Fim
Rodolfo Siqueira
Carlos-Moura

Carlos Moura

Administrador de Empresas com MBA em TI pela USP e Curso Internacional de Desenvolvimento de Talentos Humanos pela Universidade Central da Flórida. Amplo conhecimento do mercado brasileiro de medicina diagnóstica, Assessor Econômico do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, participante do Comitê de Padronização das Informações em Saúde Suplementar (COPISS), e membro da Comissão de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (CADI) do Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (Padi). Sócio da Moura Assessoria, empresa de Assessoria de Gestão na área de Medicina Diagnóstica.

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Rodolfo Siqueira

Graduação em Administração de Empresas com ênfase em Tecnologia da Informação, profissional com mais de 12 (doze) anos de experiência no mercado brasileiro de saúde suplementar. Ocupou cargos de lideranças nas áreas de Controladoria e Comercial na quarta maior empresa de Medicina Diagnóstica do mundo (DASA). Atua como Gerente de Assessoria de Gestão na Moura Assessoria de Gestão em Saúde.