Ainda dá tempo: Inscrições abertas para o Fórum de Radiologia e Diagnóstico por Imagem será realizado em julho, em uma parceria entre CBR e CFM

O evento, que terá como tema “Proteção Radiológica”, ocorrerá no dia 5 de julho (sexta-feira), em Brasília, no Auditório do Conselho Federal de Medicina. Será um importante marco sobre o tema, possibilitando a discussão com o CFM sobre o uso otimizado e justificado da radiação ionizante em exames de imagens, em praticamente todas as áreas. Será uma discussão multidisciplinar, com vários representantes envolvidos na área.

Este evento destaca a importante atuação do CBR sobre a questão de segurança nos exames de imagens, através da Comissão de Proteção Radiológica, criada nesta gestão. A Comissão integra especialistas de diversas áreas, entre radiologistas, físicos, médicos nucleares e tecnólogos para discutir o tema de forma abrangente. O evento será de fundamental importância, discutindo os principais aspectos de radioproteção com médicos de diversas áreas.

Clique aqui para se inscrever

 

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

08h30 Credenciamento

09h00 – 10h00 Solenidade de Abertura

Carlos Vital Tavares Corrêa Lima – Presidente do Conselho Federal de Medicina – CFM

Lincoln Lopes Ferreira – Presidente da Associação Médica Brasileira – AMB

Aldemir Humberto Soares – Coordenador da Câmara Técnica de Diagnóstico por Imagem do CFM

Alair Augusto Sarmet – Presidente do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem – CBR

Maria Perez – Organização Mundial da Saúde – OMS Graciano Paulo – Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS

10h00 – 10h30 Mesa Redonda 1: Justificação, otimização no contexto do Bonn Call for Action e problemas enfrentados

Justificação e otimização de exames radiológicos: como estamos procedendo no Brasil. Quanto avançamos desde as iniciativas globais como o Bonn Call for action?

Resumo: Discussão sobre o grande número de exames radiológicos não justificados no país, principalmente considerando o risco / benefício das aplicações da radiação ionizante e a falta de otimização dos estudos na maioria dos centros radiológicos.

Palestrantes: Alair Augusto Sarmet (CBR)

Simone Renha (IRD/CNEN)

Hilton Leão (Latin Safe)

10h30 – 11h00 Discussão

11h00 – 12h00 Mesa Redonda 2: Ações Nacionais e Internacionais

Educação dos profissionais de saúde (médicos e não médicos), dos pacientes e do público em geral sobre a aplicação da radiação ionizante em exames de imagem. Qual a situação atual quanto a disseminação do conhecimento nesta área no Brasil e no mundo? Resumo: Apresentação das deficiências de conhecimento da população geral sobre os riscos reais da radiação ionizante em exames de imagem, principalmente se ponderados os benefícios, justificando a existências de iniciativas globais para educação neste aspecto.

Palestrantes: Dolores Bustelo (Image Gently)

Monica Bernardo (Image Wisely)

Hilton Leão (LatinSafe) Pablo Jimenez

11h30 – 12h00 Discussão

12h00 – 13h00 Almoço

13h00 Mesa Redonda 3: Medicina Nuclear Medicina Nuclear e radiação ionizante: Quais as dificuldades e particularidades do método quando comparado a métodos mais convencionais como Tomografia e Radiografia?

Resumo: Panorama da medicina nuclear, focado em proteção, justificação e otimização dos exames, com comparações de particularidades com os outros métodos.

Palestrantes: Lidia Vasconcellos (IRD-CNEN)

Claudio Tinoco (SBMN)

13h30 – 14h00 Discussão

14h30 -15h00 Mesa Redonda 4: Regulação, Demandas e Perspectivas Pontos práticos e tomadas de decisões: Definição de documentos e normativas sobre o tema.

Resumo: Discussão sobre regulação e perspectivas futuras acerca da radiação ionizante, baseado no material exposto nas aulas preliminares.

Palestrantes: João Henrique de Souza (Anvisa)

Alair Sarmet (CBR) Simone Renha (IRD/CNEN)

15h00 – 15h30 Discussão

15h30 – 16h00 Encerramento

Aldemir Soares – Alair Sarmet