ABCDI realiza workshop sobre Gestão de custos, resultados e suprimentos

A Associação Brasileira de Clínicas de Diagnóstico por Imagem (ABCDI), sob direção do Dr. Ademar José de Oliveira Paes Junior, realizou, em parceria com a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (ABRAMED), a Planisa e a Bionexo, um Workshop gratuito com a temática “Gestão de Custos, Resultados e Suprimentos”.

A atividade teve como objetivo contribuir para ampliação do conhecimento dos participantes, auxiliando na identificação de oportunidades, ações e ferramentas direcionadas para a área da Radiologia, além de contribuir para as discussões sobre sustentabilidade de clínicas e serviços.

Após a abertura realizada pelo presidente do CBR, Dr. Manoel de Souza Rocha, Marcelo Carnielo, diretor técnico da Planisa, abordou o tema “Gestão de Custos Aplicada a Serviços de Imagem”, ressaltando a importância de reduzir a ociosidade de máquinas, equipamentos e estruturas para que seja possível melhorar o preço de venda baseado em custo, além de abordar o conceito da “agenda inteligente”, sistema que considera as margens de contribuição de cada exame para, então, definir quais procedimentos devem ser encarados como prioritários.

Já os palestrantes Paulo Milan, também da Planisa, e Marcelo Cunha, da Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem abordaram, respectivamente, os temas “KPIH: Uma solução inovadora de performance e resultado na saúde” e “Gestão de Custos em Serviço de Diagnóstico por Imagem: Uma experiência bem sucedida na Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem – FIDI”, proporcionando reflexões importantes para os participantes.

Já na segunda etapa do workshop, no período da tarde, direcionando sua apresentação ao departamento de compras, Danilo Faria, gerente comercial da Bionexo, tratou sobre a importância de ampliar a gama de fornecedores. “O setor de compras é a área mais rica da empresa, responsável pela movimentação de até 80% da verba local. É um dos setores mais acessíveis para reduzir custos e, justamente por isso, está se tornando cada vez mais estratégico”, relatou.

Também contribuíram com o debate Denis Neves, gerente de inteligência de mercado, e Diego Poblete, gerente de produto, ambos da Bionexo.

Na ocasião foram apresentadas funcionalidades de ferramentas desenvolvidas tanto pela Planisa quanto pela Bionexo, as quais são direcionadas para a gestão de custos e a aquisição de materiais.