Histórico

A ideia da criação de um departamento do Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR) direcionado a acolher clínicas e serviços de Diagnóstico por Imagem como pessoa jurídica surgiu durante o Fórum Nacional de Mobilização e Defesa Profissional, organizado pelo CBR no início dos anos 2000.

Em 13 de outubro de 2001, durante Assembleia Geral realizada no XXX Congresso Brasileiro de Radiologia, em Curitiba (PR), foi, então, formada a Associação Brasileira das Clínicas de Diagnóstico por Imagem (ABCDI). Sua oficialização ocorreu em 26 de abril de 2002, mediante reforma estatutária do CBR aprovada também em Assembleia Geral, desta vez durante a Jornada Paulista de Radiologia.

Os objetivos da ABCDI são incentivar a qualidade dos serviços de Diagnóstico por Imagem do país e defender os interesses dos seus associados em negociações com os diversos atores do setor, assim como órgãos reguladores, legisladores e fiscalizadores.

Também faz parte das atribuições da entidade oferecer cursos de gestão visando aumentar a efetividade da relação comercial com as operadoras, garantir a sustentabilidade financeira das clínicas a partir de instrumentos de controle e indicadores, melhorar processos e a produtividade dos serviços e, ainda, auxiliar os associados na implantação de sistemas informatizados.

Outro importante papel da ABCDI é prover assessorias jurídica e administrativa a seus associados. Os principais pareceres compõem a Biblioteca jurídica, que pode ser acessada a qualquer momento.

A ABCDI é um dos departamentos do CBR (não possui personalidade jurídica própria), sendo seu diretor eleito junto à Diretoria do CBR.